Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Lesão de pele causada pelo sol caracterizada por áreas avermelhadas ou acastanhadas com superfície áspera, é  Queratose actínica ou Ceratose actínica. Comum em áreas do corpo que ficam mais tempo expostas ao sol, como: colo, mãos, rosto e antebraço. Em homens calvos pode aparecer no couro cabeludo. Normalmente a lesão é múltipla, mas, pode acontecer de forma isolada.

No inicio são mais palpáveis que visíveis, são lesões ásperas, quando tocamos parece lixa. Depois que crescem tornam-se avermelhadas, rosadas, algumas podem eventualmente ser mais castanhas. As queratose são múltiplas, acometendo toda uma região da pele.

Queratoses actínicas são mais comuns em pessoas brancas, de olhos e cabelos claros. Nos Estados Unidos são a terceira queixa nos consultórios dermatológicos. Na Austrália, estima-se que 45% da população com mais de 40 anos tenha pelo menos 1 lesão.

A queratose actínica é considerada o primeiro passo para o desenvolvimento de um carcinoma espinocelular, um câncer de pele. O risco de transformação em carcinoma espinocelular é estimado em 0,1 a 10% dos casos. Pelo risco de transformação a queratose actínica é considerada uma lesão pré-maligna ou pré-cancerosa, devendo receber um tratamento adequado.

Existem algumas medicações de uso tópico a base de mebutato de ingenol, a Pharmador importa o Picato. Esse medicamento é indicado para tratar adultos quando a camada exterior da pele afetada não se apresenta espessada ou levantada. O Picato é um gel que dever ser aplicado nas áreas afetadas incluindo o rosto.

Converse com seu dermatologista. O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.