Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

A rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente mulheres adultas após os 30 anos de idade. Existe um parasita “demodex folliculorum” é possível que ele seja um dos agentes causadores, mas, a genética e alterações gastrointestinais também podem ser a causa da doença. Por isso é comum dizer que a causa é desconhecida. Alguns alimentos (café, chocolate), assim como, frio e calor intenso podem piorar as lesões.

A doença atinge a região central (bochechas) da face. Começa com uma vermelhidão (eritema). Com a avanço da doença, surgem também pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), lesões elevadas (pápulas) e pontos amarelos (pústulas), que parecem espinhas. Os casos mais graves podem atingir áreas extensas da face (nariz), com inflamação e edema da pele, formando nódulos. 

A rosácea é uma doença crônica e não existe um tratamento que cure definitivamente, mas ela pode ser mantida sob controle. Pacientes que possuem apenas vermelhidão facial podem ser tratados com a substância tartarato de brimonidina. 

Em 2015 chegou ao Brasil um gel a base de tartarato de brimonidina, o Mirvaso que quando aplicado na face reduz os vasos, diminuindo o volume sanguíneo circulante na pele e, consequentemente, reduzindo a vermelhidão.

Fale com seu dermatologista. O medicamento só pode ser obtido mediante receita médica.