Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Síndrome do Intestino Irritável (SII) doença cronica que consiste em dor abdominal, intestino preso, inchaço e diarreia. Pacientes com SII tem alternância entre diarreia e constipação. A doença afeta o intestino grosso (cólon). O SII é uma desordem funcional do intestino, não é um câncer e segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia não irá causar um. É apenas o intestino funcionando de forma anormal.

Em pacientes com SII os movimentos do intestino  podem aumentar empurrando rapidamente o bolo fecal e não permitindo a adequada absorção desse fluido, isso deixa as fezes com excesso de água, por isso a diarreia. E quando o intestino trabalha lentamente, as fezes ficam em contato por muito tempo com as paredes intestinais, favorecendo uma maior absorção de água, deixando-as endurecidas e secas, características da constipação intestinal. 

Como as causas da síndrome do intestino irritável ainda são desconhecidas, os tratamentos da doença concentram-se no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vidado paciente. 

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou em 2008 um medicamento, Amitiza,  a base de lubiprostone para mulheres maiores de 18 anos que sofram de SII com constipação (intestino preso). Amitiza pertence a uma classe dos medicamentos conhecidos como ativadores dos canais de cloreto, que funcionam através do aumento da quantidade de fluido no intestino, o que torna mais fácil a passagem de fezes. 

Fale com seu Gastroenterologia.