Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

Câncer medular avançado da tireoide é uma doença que se desenvolve em células da glândula da tireoide que produz um hormônio chamado calcitonina, responsável por manter o nível de cálcio bom no sangue. Esse tipo de tumor ocorre duas vezes mais em mulheres que em homem, com idade superior a 40 anos, com histórico familiar de câncer na tireoide, com nódulo na tireoide ou que tenha sido exposta à radiação.

 Aproximadamente 5% dos tumores da tireoide são medular. Esse é um tumor mais raro e geralmente mais agressivo. Para esse tipo de tumor a FDA (Food and Drug Administration) aprovou o medicamento Cometriq (cabozantinib). Esse medicamento é um inibidor de quínase que bloqueia as proteínas cinases anormais que colaboram com o crescimento e desenvolvimento de células do câncer medular.

Cometriq melhora significativamente o PFS dos pacientes com câncer medular. Estudos clínicos comprovaram que pacientes que utilizaram esse medicamento viveram, uma média, 11,2 meses sem o crescimento do tumor, enquanto os pacientes que receberam placebo viveram quatro meses. E 27% dos pacientes tratados com Cometriq tiveram redução no tamanho do tumor. Cometriq é um comprimido administrado por via oral.


Converse com seu ancologista.