Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Segundo estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2016, o câncer de pele é o tipo de neoplasia mais frequente no Brasil. A estimativa da instituição é que a incidência corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, sendo mais comum em pessoas com mais de 40 anos e, relativamente, raro em crianças e negros, exceto portadores de doenças cutâneas anteriores. Aprovado desde 2006 pela Food And Drug Administration, o Zolinza (vorinostat) é um dos medicamentos, via oral, indicados para o linfoma cutâneo de células T, tipo raro de tumor que afeta a pele.

 A aprovação do órgão estadunidense restringe-se a pacientes com doença progressiva, persistente ou recorrente, após dois tratamentos sistêmicos e foi concedida após testes em 18 centros de estudo dos Estados Unidos e do Canadá, envolvendo 74 pacientes. Os voluntários, com média de idade de 61 anos, receberam uma dose de 400mg de Zolinza, uma vez ao dia, por cinco dias na semana, reduzindo, ao decorrer dos 118 dias de testes, para 300mg. Utilizando a avaliação SWAT, ferramenta que calcula o percentual do corpo atingido pelo tumor, a resposta do tratamento apresentou redução de 50% ou mais da doença. 

De acordo com a FDA, para a utilização segura de Zolinza (vorinostat), os pacientes devem ser mantidos em ajustes alimentares, bem como permanecerem hidratados e passarem por exames de sangue e testes químicos a cada duas semanas, durante os dois primeiros meses de tratamento, e, a partir do terceiro mês, mensalmente. O medicamento não é indicado para gestantes e lactantes, bem como deve ser manipulado de forma controlada para pacientes com diabetes, ou seja, com ajustes na dieta e na dosagem. O Zolinza é comercializado pelo laboratório Merck Sharp & Dome em 120 cápsulas de 100mg cada.