Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Blog

Sob a chancela da Food and Drug Administration, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o Vosevi, medicamento da Gilead Sciences, é indicado ao tratamento de adultos portadores do Vírus da Hepatite C (VHC), seja as variações de genótipos de 1 a 6, mas em pacientes que não apresentam cirrose, mesmo em grau leve.

Com a aprovação da agência reguladora, o Vosevi se tornou o primeiro medicamento autorizado a tratar pacientes já previamente tratados, sem sucesso, com antivirais que inibem a proteína NS5A. Quem conta sobre o potencial do medicamento é Edward Cox, diretor do Escritório de Produtos Antimicrobianos no Centro para Avaliação e Pesquisa de Drogas do FDA.

“Os medicamentos antivirais de ação direta impedem que o vírus se multiplique e geralmente curam o VHC. Vosevi fornece uma opção de tratamento para alguns pacientes que foram tratados sem sucesso com outros medicamentos para o vírus da Hepatite C no passado ”, afirma o Diretor sobre o papel do Vosevi, comprimido que contém as substâncias sofosbuvir e velpatasvir, anteriormente aprovadas pela FDA, além de voxilaprevir.

Testes para aprovação do Vosevi

750 adultos, sem cirrose, participaram do estudo de comprovação da segurança e eficácia do Vosevi, após dois ensaios clínicos de Fase 3. No primeiro deles, o grupo foi dividido entre pacientes com genótipo 1 de Hepatite C - que foram submetidos a um placebo - e pacientes com os outros 5 tipos de genótipos (2, 3, 4, 5 e 6), submetidos ao Vosevi - ambos os grupos por 12 semanas de tratamento. Já durante a segunda fase do estudo, também com o calendário de 12 semanas, pacientes dos genótipos 1, 2 e 3 de Hepatite C - anteriormente tratados com outros medicamentos, sem sucesso

O resultado foi animador: considerando ambos os ensaios, 96-97% dos pacientes submetidos ao medicamento Vosevi não apresentaram resquício de contaminação do sangue pelo Vírus da Hepatite C, após 12 semanas de tratamento. Vale ressaltar que a manipulação do Vosevi depende, antes, de um histórico clínico e pressupõe que o paciente já tenha realizado, sem sucesso, um tratamento anterior por outro medicamento.