Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

A Food and Drug Administration (FDA) agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, concedeu, pela primeira vez, aprovação a um medicamento contra carcinoma cutâneo escamoso avançado (sob as seguintes especificidades: metastático, localmente avançado e que não são candidatos a cirurgia ou radioterapia). Trata-se da injeção de Libtayo (cemiplimab), de uso intravenoso, que atua direcionando a proteína PD-1 e combatendo as células cancerígenas.

De acordo com Richard Pazdur, MD., diretor do Centro de Excelência em Oncologia da FDA - e diretor em exercício do Escritório de Produtos de Hematologia e Oncologia do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas do FDA - a aprovação ao Libtayo foi baseada nas taxas de resposta objetiva. Segundo o estudo em pacientes com carcinoma cutâneo escamoso avançado, os resultados foram clinicamente significativas e duradouros.

“Continuamos a ver uma mudança na oncologia para identificar e desenvolver medicamentos destinados a um alvo molecular específico. Com a aprovação da Libtayo, a FDA aprovou seis inibidores do checkpoint imunológico visando a via PD-1 / PD-L1 para tratar uma variedade de tumores, da bexiga ao câncer de cabeça e pescoço, e agora avançado CSCC. Esse tipo de câncer pode ser difícil de tratar eficazmente quando é avançado e é importante que continuemos a trazer novas opções de tratamento aos pacientes ”, afirmou o médico.

A pesquisa - Durante o estudo, 108 pacientes foram tratados com Libtayo em dois ensaios clínicos abertos. Na avaliação de eficácia, 75 pacientes tinham a versão metastática da doença, enquanto os outros 33 tinham a doença localmente avançada. De acordo com o resultado, 47,2% de todos os pacientes tratados com Libtayo apresentaram retração parcial ou desaparecimento completo do tumor.