Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

Produzido sob a substância ativa atezolizumab, o Tecentriq recebeu a aprovação da European Medicines Agency, órgão regulador de medicamentos na União Europeia, para o tratamento de quatro tipos diferentes de câncer. Após uma série de testes, a agência europeia reconheceu a eficácia do medicamento para o tratatamento de pacientes com câncer urotelial (câncer da bexiga e do sistema urinário), câncer de pulmão, um tipo de câncer de mama conhecido como câncer de mama triplo negativo e carcinoma hepatocelular, um câncer que começa no fígado.

Administrado por perfusão, ou seja, gota a gota, o Tecentriq deve ser manipulado a cada 2, 3 ou 4 semanas, dependendo do tipo de câncer a ser tratado. De acordo com a EMA, "o tratamento deve continuar enquanto o paciente se beneficiar dele ou não sofrer efeitos colaterais incontroláveis. O médico pode interromper o tratamento se o paciente apresentar certos efeitos colaterais envolvendo o sistema imunológico (o sistema de defesa do corpo), incluindo inflamação de vários órgãos do corpo ou distúrbios endócrinos (glandulares)".

Como o Tecentriq funciona: o atezolizumab é um anticorpo monoclonal - um tipo de proteína que se liga a uma proteína chamada PD-L1, que está presente em muitas células cancerígenas. Portanto, ao se conectar com PD-L1, a substância ativa do medicamento atua no aumento da capacidade imunológica dos pacientes, já que impede o desligamento das células imunes que atacam as células cancerígenas e, assim, retarda a progressão da doença.