Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Portuguese English Spanish

Blog

A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou o Tepezza para o tratamento de adultos com doença ocular da tireoide. A condição rara, que faz com que os músculos e tecidos adiposos atrás do olho fiquem inflamados, provoca a proptose, ou seja, quando os olhos são empurrados para a frente. Produzido sob a substância ativa teprotumumab-trbw, o medicamento é o primeiro a receber a aprovação para o tratamento da doença ocular da tireoide.

Comercializado pela Horizon Therapeutics Ireland DAC., o desenvolvimento do Tepezza foi parcialmente apoiado pelo FDA Orphan Products Grants Program , que fornece subsídios para estudos clínicos sobre segurança e eficácia de produtos para uso em doenças ou condições raras. De acordo com Wiley Chambers, MD, vice-diretor da Divisão de Transplantes e Produtos de Oftalmologia da Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, a aprovação é um marco para a doença, já que tem o potencial de evitar cirurgias invasivas.

“A aprovação de hoje marca um marco importante para o tratamento da doença ocular da tireoide. Atualmente, existem opções de tratamento muito limitadas para esta doença potencialmente debilitante. Este tratamento tem o potencial de alterar o curso da doença, potencialmente poupando os pacientes da necessidade de várias cirurgias invasivas, fornecendo uma opção de tratamento alternativo e não cirúrgico”, disse o especialista, complementando a importância da aprovação para uma doença considerada rara.

“Além disso, a doença ocular da tireoide é uma doença rara que afeta uma pequena porcentagem da população e, por várias razões, os tratamentos para doenças raras geralmente não estão disponíveis. Esta aprovação representa um progresso importante na aprovação de tratamentos eficazes para doenças raras, como a doença ocular da tireoide”, concluiu.